Take a fresh look at your lifestyle.

Prêmio Braskem: discursos políticos e humor na festa teatral

A 26ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, que aconteceu na noite da quarta-feira, 15, no Teatro Castro Alves, em Salvador, foi marcada por discursos contra o corte (“contingenciamento”, na versão do governo) de verbas para as universidades. Quase todos os artistas destacaram a importância das academias – e da Universidade Federal da Bahia (Ufba) especificamente para a cultura da Bahia (confira lista de vencedores abaixo).

O espetáculo Por que Hécuba ganhou na categoria Espetáculo Adulto e o diretor, Márcio Meireles, destacou que “hoje está claro que educação é uma proposta de negociação com a reforma da Previdência”. Ele lembrou que o Teatro Vila Velha sempre foi palco de liberdade de pensamento e ação. “Qualquer peça que estreia, hoje, é um milagre”, disse.

Bárbara Machado, que recebeu o prêmio de Revelação pela atuação em Jackie – A do Mal! Ou Não…. Nem Tudo É o que Parece destacou a Ufba “como centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão”.

Muitos artistas fizeram piada com o termo “balbúrdia”, adotado pelo governo para se referir ao ambiente das universidades.

Luiz Marfuz, diretor da festa de premiação (que teve mestres de cerimônia de peso, a exemplo de Frank Menezes e Zeca Abreu), fez uma bela costura da vida de Jorge Amado, seus livros, personagens e o povo negro.

Além de Amado, foram homenageados, entre, outros, o ator Hilton Cobra, Zezé Mota e as filhas e netas do escritor.

O espetáculo O Mundo das Minhas Palavras foi agraciado com o troféu na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil. Já o cubano Luiz Alonso, há 16 anos em Salvador, recebeu o troféu na categoria diretor, pelo espetáculo Teatro La Independência. Nesta peça, Evelin Buccheger levou a estatueta como Melhor Atriz.

CONFIRA OS VENCEDORES
Revelação

Bárbara Machado

Categoria especial

Luciano Bahia (pelo conjunto de direções musicais)

Atriz

Evelin Buchegger

Texto

Gil Vicente Tavares (por As Tentações do Padre Cícero)

Espetáculo infanto juvenil

O mundo das minhas palavras

Ator

João Guisande

Diretor

Luís Alonso

Espetáculo do Interior

O Teatro é de Cordel

Espetáculo Adulto

Por Que Hécuba

Fonte:ATarde

Compartilhe:
Comentários
carregando...
WhatsApp chat Whatsapp da TV Liberdade