Covid-19: MP apura corrupção na compra de testes

Covid-19: Agentes da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) fazem buscas e apreensões em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.

Na manhã desta quinta-feira (2), em uma ação que investiga corrupção na compra de kits de testes para diagnóstico da Covid-19.

No Brasil, mais de 60 mil pessoas já morreram por causa do Covid-19.

A Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

Apuram os crimes de fraude a licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva na aquisição dos kits. O valor das compras com dispensa de licitação supera os R$ 73 milhões.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF declarou que “todos os testes comprados, recebidos através de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Anvisa e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.

O órgão também afirmou que os servidores investigados “são profissionais que contam com toda confiança da instituição.

E farão suas defesas e continuarão exercendo suas funções, porque não há nada que desabone suas condutas, até o momento”.

Na operação de hoje, ao todo, são 81 os alvos dos mandados, igualmente entre servidores públicos e empresários envolvidos na compra desses produtos, além de sócios e farmácias. 

Por: R. Amaral | Fonte: CNN | 02/07/2020